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SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Entendemos por avaliação um processo contínuo e coletivo, onde todos os integrantes do processo ensino-aprendizagem estão envolvidos Avaliação é compreendida como parte integrante e intrínseca do processo educacional, ou seja, não se restringe ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno, mas sim, deve ser compreendido como um conjunto de atuações que têm a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica para que o aluno aprenda da melhor forma.

Acontece contínua e sistematicamente através da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno, possibilitando conhecer o quanto ele se aproxima ou não da expectativa de aprendizagem que o professor tem em determinados momentos da escolaridade, em função da intervenção pedagógica realizada.

Para o professor, a avaliação, dá elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática, sobre a criação de novos instrumentos de trabalho e a retomada de aspectos que devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual ou de todo o grupo. Para o aluno, é o instrumento de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades para reorganização de seu investimento na tarefa de aprender. Finalmente, para a escola possibilita definir e localizar quais das ações educacionais demandam maior apoio.

EDUCAÇÃO INFANTIL

No sistema de avaliação da Educação Infantil, os alunos são avaliados por meio de portfólios que são apresentados aos pais ao final de cada bimestre.

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ENSINO FUNDAMENTAL I

Os alunos farão “verificações” com dia, conteúdo, pontualidade e número de avaliações definidas pelo professor. A avaliação no 1° ano será feita através da observação dos professores e de provas, sendo que para a promoção, o aluno deverá ter atingido os objetivos propostos para iniciação à leitura e à escrita.

ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

Como expressão de resultado final de avaliação do aproveitamento escolar são adotadas notas na escala de 0 (zero) a 10 (dez), registradas em três períodos ao longo do ano letivo. A nota mínima para aprovação é 6,00. As medias dos períodos serão calculadas através das notas de testes, provas, simulados, participação e outros instrumentos e aspectos avaliados.

EXEMPLO

As notas quebradas (exemplo: 5,3, 5,7, 5,8) não serão arredondadas em nenhum período. Caso o aluno não consiga 12 pontos, poderá aumentar sua média do período, mas nunca diminuí-la.

M2.png

1º PERÍODO

M1, notas adquiridas durante

o 1º período

M1.png

2º PERÍODO

Média do 1º período + nota do

2º período = M2

M3.png

3º PERÍODO

Média do 2º período + nota do

3º período = M3

RECUPERAÇÃO PARALELA

No Ensino Fundamental I, logo após o término do 1°, 2°, 3º e 4º bimestre, haverá provas de recuperação dos componentes curriculares em que o aluno obteve média inferior a 6.0.

 

Se alcançar rendimento superior a 6.0 nestas provas, o aluno terá sua nota substituída. Caso obtenha rendimento menor, a nota do período será mantida.

 

Após o 4° período, o aluno que não tiver obtido a Média Anual igual ou superior a 6.0, deverá fazer a Recuperação Final para alcançá-la. A recuperação paralela será sempre aplicada no contra turno do aluno.

As avaliações de recuperação do Ensino Fundamental II e Ensino Médio serão a média do período mais a nota da recuperação divido por 2. Essa nota deverá ser maior ou igual a 6.

O aluno só poderá fazer recuperação final em quatro matérias, se sua nota estiver compreendida entre 3,0 (três) e 5,5 (cinco e meio).

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