• Grafitinho

06 DE MAIO: atividades Jardim 3



Objetivos:

  • Conhecer a estrutura das adivinhas

  • Refletir sobre a função social do nome próprio

  • Explorar hipótese de escrita

Livro Buriti Mirim, página 33 (Adivinhe!)

Antes:

Pergunte as crianças se sabem o que é uma advinha e se conhecem alguma. Caso não saibam proponha algumas para que compreendam a estrutura desse gênero: " O QUE É? O QUE É? DÁ MUITAS VOLTAS, MAS NÃO SAI DO LUGAR? (O relógio de ponteiros); "O QUE É? O QUE É? SOBE QUANDO A CHUVA DESCE? (O guarda-chuva); " É CÉU, MAS NÃO POSSUI ESTRELAS? (O céu da boca).

Durante:

Leia a advinha desta página para as crianças e verifique se conseguem descobrir a resposta. Estimule-as a observar atentamente a cena ilustrada e explore a etiqueta presa ao presente perguntando a turma qual seria a função dela. As crianças podem escrever a resposta do jeito que souberem para que reflitam sobre o sistema de escrita.

Depois:

Construa com as crianças uma coletânea de advinhas. Auxilie-as a selecionar as charadas em livros e sites com conteúdo infantil e seja o escriba delas, registrando as advinhas escolhidas e peça que ilustrem cada uma. Juntos façam uma capa e deem um título para a Coletânea. (Guarde na pasta para a criação de nossos bloquinhos)


Site para pesquisas


Adivinhas ou adivinhações para brincar com as crianças


O que é o que é. Adivinhas de Natureza para as crianças


Adivinhas para crianças: 40 enigmas infantis

Adivinhações:



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo