top of page
  • Foto do escritorGrafitinho

07 DE DEZEMBRO: Atividades Maternal

Objetivo: Conhecer as formas, cores e os significados das placas mais utilizadas no trânsito, do semáforo, da faixa de pedestres e demais componentes das vias públicas; conhecer locais de risco para brincadeiras; A criança como pedestre e demonstrar atitude solidária frente a situações ocorridas no trânsito, no que tange habilidades importantes à segurança do pedestre e do próprio passageiro.


Antes: Conversa informal sobre o trânsito. Incentive-a criança a dizer se ela já andou de carro, ônibus ou outro meio de transporte.


Durante: Pergunte a ela, por exemplo: “Os carros e os ônibus circulam na calçada ou na rua?”; “Onde as pessoas devem caminhar?”; “Você já viu um semáforo”?; Para que ele serve?”. Explique que existem regras de trânsito para organizar a circulação de motoristas e pedestres nas ruas. Ressalte que só pode atravessar a rua acompanhadas de um adulto e quando o semáforo estiver verde para os pedestres. Além disso, devem certificar-se de que os carros estão parados antes de prosseguir, preferencialmente em uma faixa de pedestre.


Assista:



Depois: Oriente a criança a observar a página 43 do livro Buriti Mirim e pergunte a ela se as pessoas ilustradas estão atravessando a rua em segurança ou não. Incentive-a a justificar a resposta com base nos elementos que compõe a cena, como a faixa e o semáforo de pedestre.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page