top of page
  • Foto do escritorGrafitinho

14 DE OUTUBRO: atividades Maternal


Objetivo: Trabalhar com a criança na disciplina de matemática os conceitos de noções de posição, mais especificamente as posições perto e longe. A partir dessa atividade a criança será capaz de desenvolver noções espaciais em relação a um ou mais referenciais. Além desses conceitos, o trabalho com essa atividade também permite o trabalho com a data comemorativa Dia das Crianças e contribui para o desenvolvimento de habilidades como atenção, percepção visual, relação e coordenação motora fina.

Antes: Inicie a aula informando para a criança que aprenderemos sobre noções de posição, mais especificamente as posições perto e longe. Explique que dizemos que algo está perto quando ele está próximo do ponto de referência explicitado e dizemos que algo está longe quando ele está distante. Peça exemplos para a criança de objetos perto dela. Deixe ela falar livremente e vá trabalhando esses conceitos.

Durante: Chame a criança e peça para ela se levantar. Aí, peça para ela escolher dois objetos da sua casa (pode ser lousa, janela, mesa, porta, brinquedos, etc.). Depois da criança ter escolhido, pergunte para ela qual objeto está mais perto dela e qual objeto está mais longe.

Atividade


Explique que na imagem as crianças estão brincando para comemorar o Dia das Crianças. Fale um pouquinho sobre a importância dessa data e sobre os direitos e deveres das crianças. Depois peça para ela olhar atentamente a imagem e tentar encontrar a criança mais próxima da bola e fazer um círculo em volta da criança. Depois, explique que ela deverá encontrar a criança que está mais longe da bola e marcá-la com um “X”. Fique à disposição para orientar se precisarem de auxílio.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page