top of page
  • Foto do escritorGrafitinho

20 DE JULHO: atividades Jardim 2


Objetivos:

  • Apropriar-se do gênero adivinha

  • Identificar palavras.

  • Refletir e acompanhar sobre o enredo de um conto.

  • Desenvolver a observação e estimular a atenção e o raciocínio.

  • Associar as quantidades com os números

  • Explorar o raciocínio lógico

A Galinha Ruiva

Livro Buriti Mirim, página 66 – “Adivinhe se puder!”

Antes - Sem que as crianças abram o próprio livro, leia a adivinha desta página para elas e incentive-as a levantar hipóteses de respostas.

Durante - Na cozinha, apresente às crianças três ovos brancos ou caipiras. Mostre que são iguais, mas que serão usados de modo diferente no experimento. Abra o primeiro ovo sobre um prato, diante da criança, deixe a casca ao lado e diga que esse ovo ficará assim até o final do experimento. Cozinhe o segundo ovo e faça um ovo mexido com o terceiro. Coloque cada um em um prato e corte o cozido ao meio, para que possa ser melhor observado. Pergunte às crianças: "O que aconteceu com os ovos?"; "Como ficou cada um deles?"; "Vocês sabem o nome de cada parte do ovo?".

Explore essas partes e as características delas em cada prato, de modo que as crianças notem que no ovo mexido a clara e a gema se misturam; e que no ovo cozido a clara e a gema se organizam separadamente dentro dele, já que o calor cozinha o ovo exatamente como ele é dentro da casca.

Depois - Retome a adivinha desta página com as crianças, para que confirmem ou não suas hipóteses iniciais de resposta. Então, desafie-as a nomear oralmente as partes do ovo com o apoio da imagem. Depois, peça que destaca as palavras da página 149 e tentem descobrir como essas partes do ovo são escritas. Avalie as estratégias que as crianças utilizam para resolver o problema e, se necessário, ajude-as a levantar pistas, como as letras iniciais de cada palavra.

Atividade na folhinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

● ligue a galinha ruiva ao alimento que ela preparou com o trigo, depois pinte esse alimento e a galinha ruiva.

● ilustre a parte que você mais gostou da história.

VAMOS CONTAR?

• O que você vê na cena ilustrada?

• Pinte no gráfico a quantidade de galinhas, pintinhos e ovos que aparecem na cena

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page