top of page
  • Foto do escritorGrafitinho

Relatório Itinerários Formativos e Projeto de Vida 2022

9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2 E ENSINO MÉDIO


Em 2022, demos início à implementação da Formação Profissional através dos Itinerários Formativos e do Projeto de Vida, determinada pela Reforma do Ensino Médio.


Estamos terminando esse último trimestre dessa nova realidade e gostaríamos de apresentar aos senhores Pais e/ou Responsáveis, que acreditaram em nosso Ensino, na confiança a nós depositada, neste que é o primeiro ano desse importante projeto, um dossiê de todas as nossas atividades realizadas no decorrer deste ano de 2022, ao mesmo tempo o nosso cronograma de continuidade para 2023.


ITINERÁRIOS FORMATIVOS


BIOTECNOLOGIA - Turmas: 9º ANO, 1º e 2º SÉRIE


Módulo 1: Biotecnologia Vermelha:

  • Genética; Avanços em Genética;

  • Escolha do sexo do embrião;

  • Aconselhamento Genético;

  • Evolução de Tratamentos Médicos e Farmacêuticos;

  • Evolução da Medicina diagnóstica;

  • Produção de novos fármacos e antibióticos.


Módulo 2: Biotecnologia Verde:

  • Criação de novas variedades de plantas de grande interesse agropecuário (seja para resistência a pragas, melhores propriedades nutricionais ou biofábricas);

  • Produção de biofertilizantes e biopesticidas;

  • Clonagem de Vegetais;

  • Formas diversas de cultivo.


Módulo 3: Biotecnologia Amarela

  • Dietas Equilibradas;

  • Valor Nutricional dos alimentos;

  • Diminuição da alergia alimentar;

  • Substituição de alimentos por outros.


Módulo 4: Biotecnologia Azul

  • Apresentar o potencial da biodiversidade marinha;

  • Substâncias para o desenvolvimento de novos produtos de interesse biotecnológico;

  • Abordagem crítica do uso de organismos marinhos, do ponto de vista da sustentabilidade e conservação.


ATIVIDADES AVALIATIVAS REALIZADAS



BIOTECNOLOGIA VERMELHA

Visita ao hospital Nossa Senhora das Graças com relatório sobre qual parte os alunos acharam mais importante e mesa redonda sobre a saída de campo. Os alunos apresentaram trabalho sobre origem e utilização de medicamentos a escolha dos mesmos, e fizeram um debate a favor e contra o tratamento com células tronco.


BIOTECNOLOGIA AMARELA

Debate e trabalho onde os alunos escolheriam alguma mudança que pudessem fazer nos alimentos que trariam maior benefícios e menos riscos a humanidade;


BIOTECNOLOGIA VERDE

Visita à Fazenda São Luiz da Boa Sorte, onde observaram o projeto de reflorestamento e recuperação de nascentes.


O passeio pedagógico ao BioParque, cujo objetivo foi conectar, aprender, vivenciar e se engajar com a conservação da biodiversidade, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e atitudes que transformem o mundo. O fechamento dessa atividade pedagógica será na Feira de Ciências.



BIOTECNOLOGIA AZUL

Relatório sobre vídeo passado sobre derretimento de geleiras, aumento da temperatura dos oceanos e impactos ambientais causados. O fechamento dessa atividade pedagógica será na Feira de Ciências, onde eles irão abordar a Preservação e Degradação dos Biomas Brasileiros.



MATEMÁTICA FINANCEIRA - Turma: 9º ANO, 1º e 2º SÉRIE

  • Conceitos de valor do dinheiro no tempo, taxa de juros, juros, formação da taxa de juros, Fluxo de caixa, simbologia, conceitos e convenções básicas.

  • Unidade de medida da taxa de juros, capitalização, descapitalização.

  • Convenção de períodos: juros comerciais, juros exatos, e juros bancários, série antecipada, série postecipada.

  • Juros Simples. Cálculo do principal, montante, taxa de juros e períodos.


MATEMÁTICA FINANCEIRA - Turma: 1º e 2º SÉRIE

  • Juros Compostos. Cálculo do principal, montante, taxa de juros e períodos. Equivalência de capitais.

  • Os diversos conceitos de taxas de juros: taxa proporcional, taxa equivalente, taxa efetiva, taxa nominal, taxa aparente, taxa real, taxa pré-fixada e taxa pós-fixada, taxa bruta e taxa líquida.

  • Operações de Desconto, definições. Desconto racional simples e composto. Desconto irracional simples e composto. Principais operações de desconto do mercado bancário.

  • Séries de pagamento uniforme finitas. Aplicações de séries finitas. Séries de pagamento uniforme infinitas. Aplicações de séries infinitas.

  • Planos de amortização de Dívida, definições e principais conceitos. Sistema de Amortização Constante – SAC. Sistema Francês de Amortização e Tabela Price. Sistema de Amortização Americano. Sistema de Amortização Misto. Sistemas de Amortização Variáveis.

  • Princípios de avaliação de investimentos – conceitos e instrumentais. Critérios de avaliação do investimento: taxa de retorno contábil, pay-back simples, pay-back descontado, valor presente líquido e taxa interna de retorno.


ATIVIDADES AVALIATIVAS REALIZADAS



  • Atividades avaliativas e trabalhos;

  • Visita à Fazenda São Luiz da Boa Sorte, onde observaram sobre o período da escravidão. Fizeram a conversão da moeda da época para o real e com isso obtiveram qual seria o valor atual de um escravo;

  • Passeio pedagógico ao BioParque, cujo objetivo foi observar a área utilizadas pelos animais.



HISTÓRIA DA ARTE E URBANISMO

  • O que é patrimônio cultural material e imaterial

  • A preservação do patrimônio cultural

  • O patrimônio cultural e licenciamento

  • O patrimônio cultural brasileiro

  • A educação patrimonial: ações e objetivos

  • Narrativas do patrimônio cultural brasileiro


ATIVIDADES AVALIATIVAS REALIZADAS


  • Aulas expositivas sobre licenciamento ambiental e patrimônio. Relações entre o IPHAN e o IBAMA no licenciamento de um patrimônio material brasileiro.

  • Vídeos sobre empreendimento e licenciamento ambiental.

  • Trabalhos com os alunos sobre o cais do Valongo. Sítio arqueológico presente no centro da cidade do Rio de Janeiro: preservação e licenciamento das obras para preservação do patrimônio.

  • Aulas expositivas sobre os Patrimônios Culturais do Brasil Imateriais da Humanidade: Samba de Roda do Recôncavo Baiano; Arte Kushiwa-Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi; Frevo; Círio de Nossa Senhora de Nazaré; Roda de Capoeira; Complexo Cultural Bumba Meu Boi.

  • Vídeos sobre cada um desses patrimônios imateriais da Humanidade.

  • Os alunos pesquisaram a história de cada um desses patrimônios e a importância de seu tombamento para o Brasil e para a Humanidade.

  • Aulas expositivas sobre Educação Patrimonial no Brasil

  • Vídeos de especialistas sobre os rumos da educação patrimonial no Brasil

  • Compreensão de como os museus podem ser fundamentais para a educação patrimonial do Brasil

  • Visita a Quinta da Boa Vista, local que se encontra o Museu Nacional.

  • Início do projeto de educação patrimonial com os alunos

  • Aulas para os alunos prepararem o trabalho final do semestre: Como criar um projeto de educação patrimonial

  • Os alunos tiveram que responder à pergunta: Se vocês fossem professores, como criariam um projeto de educação patrimonial?

  • Apresentação do trabalho semestral nas últimas duas semanas de aula: os alunos apresentaram seus projetos de educação patrimonial, utilizando os conceitos aprendidos alo longo do ano: patrimônio material, patrimônio imaterial, patrimônio cultural, memória, identidade nacional e licenciamento ambiental.



PROJETO DE VIDA

  • Autorretrato e textos variados

  • Autobiografias

  • Estudo da MINHA IDENTIDADE

  • Relação do aluno com sua história - vínculos familiares

  • Desenvolver percepção entre identidade e diferenças

  • Leva-lo a reflexão que ele está sempre em construção e transformação

  • Estudo da MINHA IDENTIDADE pois o assunto da aula passada se estendeu.

  • Relação do aluno com sua história - vínculos familiares

  • Desenvolver percepção entre identidade e diferenças

  • Leva-lo a reflexão que ele está sempre em construção e transformação

  • Debate sobre nosso papel em diferentes espaços.

  • Meus desejos, meus talentos e meus desafios

  • Inquietações e motivos

  • Mapa mental de si

  • Carta

  • Elaboração de cartas para a turma e para si

  • Praticar o elogio e não só as críticas

  • Reflexão sobre o que construímos em relação ao entendimento de nós mesmos.

  • Mapa afetivo de pessoas e profissões.

  • Expectativa e realidade.




O POP Grafitinho (Projeto de Orientação Profissional) foi desenvolvido com o intuito de trazer para o ambiente escolar a reflexão sobre o futuro profissional de nossos alunos, realizando interação dos alunos com profissionais e cursos, dando a oportunidade, aos nossos estudantes, de aprender mais sobre o mercado de trabalho.



1ª EDIÇÃO – VISITA GUIADA AO HOSPITAL NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS.

O primeiro encontro foi mediado pelo professor de biotecnologia Ricardo Pangaio e pela professora de projeto de vida, Lívia Lisboa, e a dinâmica se deu a partir de palestras cujo tema foi “Escolhas profissionais e motivações”.


Durante a visita ao Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, os profissionais da administração hospitalar, psicologia, assistência social, biologia, enfermagem e fisioterapia falaram com os estudantes a respeito do universo de cada área de atuação e relataram um pouco do dia a dia de trabalho no hospital.


2ª EDIÇÃO - TROUXE PALESTRANTES À ESCOLA


O POP GRAFITINHO aconteceu dentro de sala de aula com quatro convidados.


Ana Clara Nunes De Souza, que foi aluna do Grafitinho desde a Educação Infantil até a 3ª série do Ensino Médio, para compartilhar com os alunos sua trajetória escolar e como alcançou o sucesso no ENEM, exame que terá a edição de 2022 realizada nos dias 13 e 20 de novembro.


Os estudantes também puderam conhecer a professora, bióloga e chefe de laboratório de análises clínicas, Alarimar Ferreira, que abordou temas referentes a Biotecnologia Vermelha, que faz parte do Itinerário Formativo do Novo Ensino Médio do Grafitinho.


Leila Tórtora, psicóloga e psicopedagoga, conversou com os alunos sobre escolhas, carreira x profissão e empreendedorismo.


A Engenheira de Produção Melina Monteiro falou sobre sua formação e atividade profissional utilizando a Matemática Financeira.



TRABALHO FINAL ENGLOBANDO AS ÁREAS DE CONHECIMENTO - PROJETO INTEGRADO DOS ITINERÁRIOS


Reforma da Fazenda Colubandê: é uma fazenda colonial localizada no bairro do Colubandê, no município de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, no Brasil. Em seu complexo, está presente a casa-grande do século XVIII e a capela de Sant'Ana de 1618. O conjunto está tombado desde 1940 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional



  • História da Arte e Urbanismo: A reforma e restauração da casa-grande e da capela;

  • Matemática financeira: valor da reforma, área total construída, estimativa de tempo\gosta;

  • Biotecnologia verde: reflorestamento com sementes nativas, reutilização de água, baterias solares;

  • Projeto de vida: Profissionais que irão trabalhar nessa reforma.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page